Un sensor contra los bloqueos del
Presentan cinco dispositivos creados en Euskadi para mejorar la calidad de vida de los mayores
29 mayo 2009 - La iniciativa empresarial vasca Fik, dedicada al desarrollo tecnológico orientado a mejorar la calidad de vida de los mayores y los discapacitados, presentó ayer en Bilbao sus cinco primeras patentes. Entre estos sistemas destaca el 'Freezing', un dispositivo que detecta el bloqueo que suelen sufrir los enfermos muy avanzados de , y que les permite recuperar el control a través de un estímulo.Según explicó José Miguel Azkoitia, director científico de Fik, los afectados de que sufren esos bloqueos «tienden a recluirse en casa por miedo a sufrirlos en lugares públicos» o cuando están desatendidos. «Nuestro objetivo es que estas personas puedan seguir realizando su vida normal». El dispositivo 'Freezing' tendría forma de «cajita que se podría llevar en el tobillo y que emitiría un pitido o una pequeña vibración, similar a la de los teléfonos móviles, cuando detectase que su portador ha sufrido un bloqueo». Esos estímulos hacen que el paciente recupere el control de su movilidad. «Podrían desarrollarse calcetines con esta tecnología ya incorporada o incluso gafas que lanzasen un flash de luz como estímulo», apuntó Azkoitia. (segue...) Fonte: El Correo Digital.es.
_____________________________________________
Folha fará sabatina com o cientista Miguel Nicolelis
29/05/2009 - A Folha sabatina no dia 8 de junho (segunda-feira) o neurocientista Miguel Nicolelis, um dos 20 maiores cientistas da atualidade, segundo a revista "Scientific American".A sabatina será realizada no Teatro Folha (no shopping Pátio Higienópolis, que fica na av. Higienópolis, 618, 2º piso, em São Paulo), das 19h às 21h.
As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas para os assinantes do jornal. Os interessados devem mandar e-mail para eventofolha@grupofolha.com.br, informando nome completo, RG e código de assinante, ou ligar para 0/XX/ 11/3224-3473, de segunda a sexta, das 14h às 19h.
Durante duas horas, Nicolelis responderá a perguntas da plateia e dos sabatinadores. Ele será entrevistado por Claudio Angelo, editor de Ciência, Gilberto Dimenstein, membro do Conselho Editorial da Folha, Hélio Schwartsman, articulista do jornal, e Suzana Herculano-Houzel, neurocientista e colunista do caderno Equilíbrio.
Mundo do futuro
O paulistano Miguel Ângelo Laporta Nicolelis chefia um grupo de 30 pesquisadores no Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke (EUA).
Nicolelis, 48, pesquisa as possibilidades de integrar o cérebro às máquinas. Ele busca o desenvolvimento de próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia. Recentemente, o escopo do estudo foi ampliado para buscar uma cura para o . Fonte: Folha Online.
_____________________________________________
Leitura do cérebro permite prever escolha financeira
28/05/2009 - Duas opções diferentes. Uma pessoa precisa escolher entre elas. Cientistas americanos dizem ser possível prever qual será a resposta observando a atividade cerebral do voluntário. A experiência que fizeram envolvia decisões financeiras, mas eles acreditam que funcione até com questões sexuais. (...)Eles não gostam de cassino
Os cientistas mapearam o cérebro das pessoas cautelosas enquanto elas tomavam decisões que envolviam dinheiro. Descobriram que uma parte específica do seu cérebro, o estriado, é muito mais ativa.
O estriado nos faz reagir a perder ou ganhar. Os cautelosos, portanto, não gostavam de perder. Eles não estão interessados em ficar ricos, apenas não querem perder dinheiro. Ou seja, estão sempre pouco dispostos a arriscar. (segue...) Fonte: Folha Online.
(Clique na figura à esquerda para ampliar.)
_____________________________________________
Cérebro usa pesadelos para aliviar problemas do dia a dia
28/05/2009 - A estratégia de ignorar as angústias e problemas durante a rotina o dia a dia pode ser a principal causa dos pesadelos. Isso é o que aponta uma pesquisa publicada na revista da Associação Americana de Psicologia recentemente. Segundo o estudo, o sonho ruim é usado pelo organismo para processar as emoções negativas acumuladas no cérebro. (...)Para o neurologista do Instituto do Sono, Luciano Ribeiro, o pesadelo também pode ser causado por situações orgânicas, como desconforto físico, dores, problemas de apnéia, quadro infeccioso e febril ou por conta de medicamentos. Nos idosos, os pesadelos ocorrem devido a transtornos do sono e doenças como . (segue...) Fonte: Repórter Diário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.