segunda-feira, 6 de julho de 2009


SÃO RAROS OS CENTENÁRIOS COM DOENÇA DE PARKINSON

"Só nos Estados Unidos, existem mais de 50.000 pessoas com idade superior a 100 anos. Difundiu-se a idéia de que a probabilidade da ocorrência da doença de Parkinson (DP) aumenta com a idade, quase mantendo a mesma relação verificada entre idade e processo degenerativo. Contrariando esse entendimento, a presente pesquisa constatou que entre os centenários (pessoas com mais de 100 anos) a DP raramente ocorre, o que derruba a hipótese que relaciona DP com avanço da idade. O que também ficou comprovado é que a incidência da doença torna-se menor dos 90 anos em diante. Observou-se, contudo, que certo grau de demência é comum em centenários, possuindo uma relação significativa com a idade. Mais de 60% dos centenários apresentavam demência, e quase 90% acusavam ter pelo menos algum grau de comprometimento. Apenas cerca de 10% dos centenários aparentavam não ter sinais de demência."


Fonte: Viartis

Journal of Rural Health [2009] Summer; 25 (3) : 320-325 (Kaye J, Michael Y, Calvert J, Leahy M, Crawford D, Kramer P.) Complete abstract Oficial de Saúde Rural [2009] Summer; 25 (3): 320-325 (Kaye J, Michael Y, Calvert J, Leahy M, Crawford D, Kramer P.)

TRADUÇÃO: MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.