quarta-feira, 19 de agosto de 2009

EUA começam os primeiros testes com seres humanos de pílulas contra envelhecimento
18/08/2009 - RIO - Nem tudo para ser a mais definitiva das descobertas - como aproveitar todas as vantagens da dieta de restrição calórica, incluindo a menor incidência de doenças e o aumento da expectativa de vida, sem ter que comer menos. Apenas tome um remédio que "engana" o organismo, fazendo-o acreditar que está sendo submetido a tal dieta.

Parece bom demais para ser verdade e talvez seja mesmo. Ainda assim, tais drogas estão sendo testadas em seres humanos pela primeira vez. São pelo menos duas substâncias promissoras. Mesmo que não se mostrem eficazes, seu desenvolvimento representa uma nova esperança. Ao que tudo indica, o envelhecimento não é algo imutável e o corpo dispõe de recursos que podem ser mobilizados para resistir a doenças e evitar as adversidades da idade avançada.

O entusiasmo entre os especialistas em envelhecimento atingiu seu ápice nos últimos anos, com a aparente convergência de duas importantes linhas de pesquisa da área: alterações em genes únicos e a dieta conhecida como restrição calórica.

Nesta dieta, animais alimentados de forma saudável, mas com 30% menos calorias do que num regime normal, viveram mais e apresentaram menos doenças do que os submetidos a uma dieta normal em experiências feitas com camundongos e macacos.

As pessoas costumam considerar praticamente impossível manter tal dieta a longo prazo e a pesquisa manteve-se como uma curiosidade científica por décadas. Foi então anunciada a descoberta das alterações em um único gene, muitas delas responsáveis pela regulagem do crescimento corporal, do metabolismo energético e da reprodução. Aparentemente, tais mudanças apontam para o mesmo caminho bioquímico através do qual a redução calórica estende a expectativa de vida.

Se os especialistas conseguirem identificar tais caminhos, poderia ser possível desenvolver drogas capaz de ativá-los. Os principais candidatos são as drogas chamadas de ativadoras de sirtuína, capazes de copiar totalmente ou em parte os efeitos da restrição calórica. A principal delas é o resveratrol - substância presente de forma diluída na casca da uva e no vinho tinto. (segue...) Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.