Doentes de Parkinson têm risco mais elevado de melanoma
2010-03-10 | As pessoas que sofrem de doença de Parkinson têm um risco mais elevado de desenvolverem o mais agressivo dos cancros de pele, o melanoma, confirma uma nova investigação publicada no Archives of Neurology, segundo o site Tribuna Médica Press.Os autores examinaram mais de dois mil doentes de Parkinson e descobriram que cerca de 1% apresentavam também melanoma, pelo que aconselham às pessoas portadoras desta doença neurodegenerativa a realização regular de rastreios.
Os investigadores sublinham que não é conhecida a causa para este aumento de risco de melanoma, sendo que uma das hipóteses estudadas foi o tratamento da doença de Parkinson.
Nos últimos 40 anos, o número crescente de casos de melanoma nos doentes de Parkinson sugeria que a causa poderia ser o tratamento com a substância levodopa.
Neste estudo recente, os autores verificaram que quase 85% dos doentes fizeram aquele tratamento. No entanto, sublinham, não encontraram qualquer evidência de que este fármaco esteja associado ao risco acrescido de melanoma. Fonte: RCM Pharma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.