Novo alvo de tratamento na doença de Parkinson
17/07/2010 | As perturbações da marcha e quedas de que sofrem os doentes com Parkinson no estádio mais avançado da doença terão na origem a perda de neurónios numa pequena estrutura do cérebro, segundo investigadores franceses da Universidade Pierre et Marie Curie e do INSERM, em Paris, que assinalam um novo alvo terapêutico.Os tremores e a rigidez características da doença devem-se à morte de um grupo de neurónios que utilizam a dopamina como mensageiro químico. Com um tratamento que repõe os níveis de dopamina, aqueles sintomas desaparecem. Mas em estádios mais avançados da doença surge uma resistência ao tratamento, e os sintomas reaparecem e os problemas da marcha e as quedas surgem.
Segundo o estudo de Chantal François, isso dever-se-á à degenerescência de outro tipo de neurónios: os colinérgicos. Fonte: DN Ciência.pt.
Por fim, uma leve fuga da monocultura da dopamina...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.