quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Biotechnology: Crossing the barrier
18 August 2010 | Researchers have rallied round a promising molecule for rescuing dying nerves. But getting it into the brain remains a daunting challenge, finds Brian Vastag.
Notícia importante! Matéria extensa... Nesta levo fé. É sobre o GDNF. Fonte: Nature.

(...) O AGT-190, diz Pardridge, atua como um cavalo de tróia. Ele se esgueira através da barreira hemato encefálica que separa o sangue e tecido do cérebro e oferece seu conteúdo - um fator de crescimento que pode proteger e reparar os neurônios. Uma longa fila de investigadores ouviu o canto de sereia da proteína natural do cérebro, chamada de células gliais derivadas de fator neurotrófico (GDNF) - e por boas razões. Uma grossa pilha de relatórios sobre estudos com animais e um punhado de evidências de estudos iniciais em humanos mostram que a GDNF pode interromper o dano que avança seu curso, a interrupção da toxicodependência, e retardar ou mesmo inverter a marcha da morte neuronal que incapacita os doentes com Parkinson e Huntington.

"A emoção por trás de fatores de crescimento como GDNF é que não só poderiam ser protetores, mas há a possibilidade de regeneração ou rejuvenescimento de algumas das células doentes no cérebro", diz Todd Sherer, vice-presidente de programas de investigação na J Michael Fox Foundation for Parkinson's Research, sediada em Nova York, que tem concedido nos E.U. $ 20 milhões em bolsas para pesquisa do fator de crescimento. (segue..., em ingles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.