terça-feira, 17 de agosto de 2010

Nicotina combate Parkinson. Mas só com os genes certos
Estudo genético mostra que um componente da nicotina pode prevenir a doença de Parkinson
25 de Maio de 2010 - As consequências negativas do cigarro já são conhecidas. Fumar pode provocar cancro, mas pode também proteger contra a doença de Parkinson. Isso é demonstrado por vários estudos epidemiológicos, que mostram uma relação inversa entre o fumo e o risco de desenvolvimento da doença.

A hipótese posta por alguns cientistas é que existe uma predisposição genética que, combinada com factores ambientais, pode desencadear o aparecimento da doença de Parkinson. Esta foi a conclusão a que chegaram os investigadores do Instituto de Medicina Genética da Academia Europeia de Bolzano, em Itália, e da Clínica Mayo de Rochester, nos EUA. Os cientistas equacionaram a hipótese de a nicotina proteger algumas células do cérebro. Partindo da relação entre o vício do cigarro e o desenvolvimento de Parkinson, a equipa realizou o estudo com 1228 pessoas. "Pedimos que nos fornecessem alguma informação sobre a sua relação com o tabaco e comparámos os dados com a presença do genes CYP2A6 - código da enzima responsável pelo metabolismo da nicotina", explicou o coordenador da investigação, Maurizio Facheris. A análise demonstrou que a presença de uma variante do gene, associada ao tabaco, reduz o risco da doença de Parkinson. Mas prevalece a dúvida se a protecção contra a doença é dada pelo gene CYP2A6 ou pela presença de cotinina (uma componente da nicotina). De acordo com Maurizio Facheris, se a segunda hipótese for confirmada será possível produzir um "medicamento à base de cotinina para reduzir a exposição à doença". Fonte: I On Line.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.