sábado, 29 de setembro de 2012

Síndrome do excesso de informação

O Psicólogo criador do conceito de Síndrome da Fadiga Informativa, David Lewis, autor do texto “Morrendo pela Informação?”, afirma que o excesso de informação paralisa a capacidade analítica e aumenta dúvidas e ansiedades. Descrevendo os efeitos da sobrecarga de informações sobre um indivíduo.

David afirma que esta condição pode gerar estresse, tensão, distúrbios de sono, problemas digestivos, dificuldade de memorização e irritabilidade. As sugestões para sobrevivência nesse contexto sugeridas por estudiosos no assunto implicam na abstinência ao uso ou acesso controlado à internet e a outros meios de comunicação. Sugerem ainda, caminhadas ao ar livre, prática de exercícios e planejamento do tempo – com pausas ou interrupções freqüentes que, em última análise, seriam sessões intermitentes de abstinência.

Portanto hoje e amanhã, aproveitando a estiagem de informações na imprensa mundial sobre nosso mal, esta será a única postagem neste blog feita por mim. Aproveite o tempo bom, e se puder e/ou conseguir, dedique-se a caminhadas ao ar livre, prática de exercícios, andar de bicicleta, ou no mínimo, mude de assunto. É muito difícil porque o fulaninho estará presente, mas tente praticar sessões de abstinência dele, tipo: ele que se foda!

Um comentário:

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.