domingo, 7 de outubro de 2012

Doenças neurodegenerativas estão ligadas a estresse oxidativo

Dieta e estilo de vida também colaboram para a ocorrência desses distúrbios

5/10/2012 - Estudo publicado na revista Advances in Pharmacological Sciences destaca o papel do estresse oxidativo nas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson, doenças de Huntington e esclerose lateral amiotrófica.

De acordo com os pesquisadores, vários estudos evidenciam que as doenças neurodegenerativas são, em certa medida, multifatorial, e o estresse oxidativo é inevitavelmente entrelaçado com os mecanismos da doença.

Além dos fatores biológicos, como excitotoxicidade, inflamação, e um papel certo de genes envolvidos em casos esporádicos, as contribuições ambientais, como dieta e estilo de vida, também são importantes variáveis que colaboram para a ocorrência desses distúrbios.

A pesquisa ressalta, no entanto, que ainda não está muito claro se o estresse oxidativo em si contribui para o início da neurodegeneração ou é parte do processo neurodegenerativo como manifestação secundária. Fonte: Record R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.