quinta-feira, 28 de março de 2013

A vitamina D pode ajudar alguns pacientes de Parkinson

Dependendo dos seus genes, alguns doentes de Parkinson podem ser capazes de retardar a sua deterioração, tomando suplementos de vitamina D, de acordo com um pequeno estudo no Japão.

Wed Mar 27, 2013 - Pesquisadores designaram aleatoriamente 114 pessoas com doença de Parkinson a tomar vitamina D ou um placebo diariamente durante um ano e verificaram que a condição neurológica não avançou tanto naqueles que tomaram os suplementos, como aqueles que tomaram placebos. Mas isso foi verdade apenas para as pessoas com determinadas versões para um gene receptor de vitamina D.

Dr. Lin Zhang, que não estava envolvido no trabalho, mas estuda de deficiências nutricionais em pessoas com Parkinson considerou os resultados "muito promissores", mas pediu cautela na interpretação dos resultados.

"Estamos apenas começando a reconhecer os potenciais benefícios da vitamina D em retardar a progressão da doença de Parkinson, e não temos nenhuma maneira de saber a dosagem exata que uma pessoa deve tomar com ou sem tais genótipos", disse Zhang, da Universidade de Califórnia, Davis.

Estudos anteriores descobriram que as pessoas com doença de Parkinson têm baixos níveis de vitamina D circulando no seu sangue, apesar de nenhum ter estabelecido se a deficiência da vitamina é a causa ou efeito da doença.

O corpo produz vitamina D a partir de exposição à luz solar e utiliza-o para ajudar a obter o cálcio nos ossos, entre outras funções. A própria vitamina ativa uma proteína do receptor nas células que desencadeia a atividade de uma variedade de genes.

Para o novo estudo, os pesquisadores recrutaram pacientes entre 45 e 85 anos, 114 com Parkinson para ver se a ingestão de suplementos de vitamina D mudaria o quão rápido os sintomas da doença de Parkinson progrediram. (...)

Mas há questões ainda não respondidas. Entre elas, se os efeitos da vitamina D podem ser responsáveis ​​pelas diferenças de sintomas observados no final do estudo.

Pesquisas anteriores já descobriram que a vitamina pode melhorar a força muscular e equilíbrio em idosos, por exemplo. Assim, os pesquisadores disseram que não podem ter certeza se o Parkinson dos pacientes não progrediu naqueles que tomaram os suplementos D ou seu equilíbrio só melhorou.

"Se fizermos o mesmo estudo, visando uma geração mais velha, sem doença de Parkinson e obtivermos os mesmos resultados, isto sugere que o efeito observado no presente estudo foi apenas melhorar o equilíbrio", disse o Dr. Mitsuyoshi Urashima, autor sênior do estudo de Jikei University School of Medicine, em Tóquio, em um email à Reuters Health.

Até mais estudos serem feitos, Zhang disse que há muitas variáveis ​​para emitir uma recomendação geral para todos os pacientes de Parkinson a tomar vitamina D.

"A questão de fundo é que existem muitos outros fatores a levar em consideração", disse ele. (original em inglês, tradução Hugo) Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.