terça-feira, 2 de abril de 2013

Lei muda mercado de cuidador de idosos

Famílias vão optar por levar idosos para instituição, prevê presidente de associação  
01 de abril de 2013 | SÃO PAULO - A proposta que amplia os direitos dos prestadores de serviços domésticos vai facilitar a vida dos cuidadores de idosos ou enfermos, que hoje cumprem longas jornadas de trabalho. Mas pode levar também um número grande de pessoas que necessitam cuidados a ser internados em instituições, segundo profissionais do setor.

"Temo que muitas famílias vão preferir deixar o idoso em uma instituição em vez de cuidar dele em casa, em razão do alto custo", diz o presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais, Jorge Roberto Souza.

Ele vê a chamada PEC das domésticas, que ampliou os direitos dos empregados - e será promulgada hoje pelo Congresso -, com bons olhos, na medida em que estabelece uma carga horária de trabalho, pagamento de horas extras e adicional noturno, mas diz que muitas famílias não terão condições de manter os serviços. O custo vai subir, em média, 30% a 40%, calcula.

Segundo Souza, no caso dos contratos com carga horária de 24 horas, em que duas pessoas se revezam nos cuidados dos idosos ou doentes, serão necessários quatro funcionários para atender à regra da jornada de 44 horas semanais. (segue...) Fonte: O Estado de S.Paulo.

Um comentário:

  1. Definir o que é uma home care é tarefa árdua, envolve muitos assuntos, cuidadores, cuidados, doentes, famílias, o tema é amplo e cresce em conteúdo. A internet ajuda muito nesse construção conceitual do que é uma home care...

    Home Care – Cuidados e Cuidadores, doentes e familia, empresas e profissionais

    Cuidador de idosos - É aquele que recebeu formação especial para trabalhar como cuidador e pode se empregar como um assalariado, na moradia de uma pessoa idosa, numa instituição de longa permanência para idosos (ILPI) ou em outros serviços para pessoas idosas.

    Cuidador de Idosos | O cuidador da pessoa idosa: formação e responsabilidades

    ResponderExcluir

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.