Por proposta da Faculdade de Medicina, o investigador Alim-Louis Benabid será agraciado numa cerimónia agendada para terça-feira, pelas 11:00, naquela faculdade, e que será presidida pelo reitor da Universidade do Porto.
A sessão contará ainda com as intervenções de Marwan Hariz, professor da University College of London, que proferirá o elogio ao doutorando e de Rui Cardoso Vaz, padrinho do futuro Honoris Causa.
Alim-Louis Benabid, 70 anos, centrou toda a sua actividade nas áreas de Neurologia e Neurocirurgia e, essencialmente, no tratamento das doenças do movimento e dos tumores cerebrais.
Em 1987, para tratamento dos pacientes com doença de Parkinson, iniciou a implantação de eléctrodos em núcleos profundos do cérebro e a sua estimulação com alta frequência, uma técnica que revelou uma eficácia notável e que permite, hoje em dia, “um melhoramento substancial da qualidade de vida dos doentes de Parkinson”, refere comunicado divulgado na passada sexta-feira.
Doutorado em Medicina e Ciências pela Universidade de Grenoble (Física), Alim-Louis Benabid é professor emérito de Biofísica na Universidade Joseph Fourier e Conselheiro Científico da CEA (Direcção de Investigação Tecnológica).
Coordena também o Centro Cláudio Munari para cirurgia da epilepsia em Milão e é membro do Instituto Universitário de França, da Academia Francesa de Ciências, da Academia Francesa de Medicina e da Real Academia de Medicina da Bélgica. Fonte: RCM Pharma.pt.
Editado com LibreOffice Writer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.