quarta-feira, 11 de junho de 2003

Reportagem do Jornal Nacional
Um estudo feito por médicos da Universidade Federal de São Paulo conseguiu resultados surpreendentes entre pacientes com Mal de Parkinson.

10/06/2003

O simples ato de fazer a barba era impossível para Seu Ermiro até três meses atrás. Hoje ele sobe escada, recuperou muito da independência.

"Antes dele começar o tratamento, gostava muito de ficar na cama. Levantava tarde. Hoje ele mudou.", diz Maria Lúcia, mulher de Seu Ermiro.

Ele é o primeiro paciente na história médica a ter uma regressão no Mal de Parkinson. O tratamento, desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo, é simples e barato. Entrevistas com voluntários revelaram que todos comiam muita carne vermelha. E um exame de sangue mostrou que eles tinham deficiência de vitamina B-2, porque o organismo não absorvia essa substância. Foi a pista científica.

A carne vermelha libera no organismo uma substância chamada hemina. O excesso seria eliminado normalmente, em associação com a vitamina. Mas sem a B-2, a hemina leva ferro em excesso para dentro das células, provocando a degeneração. A receita médica foi só cortar a carne vermelha e tomar doses maciças de vitamina B-2. Isso sem abandonar os remédios tradicionais para controlar os sintomas.

E não foi só seu Ermiro. Os 31 pacientes do estudo apresentaram melhoras. Quem estava na fase inicial da doença, já não tem mais sintomas e parou até de tomar remédios. Nem os pesquisadores esperavam um resultado tão bom.

"Foi uma surpresa extremamente agradável, porque a nossa expectativa é que a doença viesse apenas a estacionar. E o que verificamos foi que de fato a doença começou a regredir com uma recuperação funcional rápida dos pacientes.", comemora o neurologista Cícero Galli Coimbra.

Simples, barato e milagroso. Agora os cientistas estão fazendo imagens de ressonância magnética nos pacientes antes e durante o tratamento, para tentar entender como o cérebro se recupera tão rápido.

Os autores da pesquisa alertam: os pacientes não devem tomar vitamina B-2 por conta própria porque, em altas doses, ela pode provocar efeitos colaterais. Esse estudo sobre o Mal de Parkinson deve ser publicado agora numa revista científica especializada.

e-mail do Cícero Galli Coimbra que achei na internet - coimbracg.nexp@epm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.