sexta-feira, 30 de abril de 2004

CÉLULAS-TRONCO

ESTUDO É ESPERANÇA (mais uma) PARA PARKINSON
LONDRES - As células adultas da medula espinhal poderiam ser usadas para regenerar neurônios, permitindo o tratamento de doenças degenerativas, como o mal de Parkinson. O anúncio foi feito na revista científica britânica The Lancet.
O estudo foi feito por pesquisadores do centro Shands Cancer, da Universidade da Flórida (EUA). Segundo ele, as células adultas podem ser usadas para criar diferentes tipos de tecido humano.
Os cientistas consideram que utilizar células da própria medula do doente evitaria ainda as questões éticas que envolvem o uso de células embrionárias.
Grupos conservadores defendem que células provenientes de embriões humanos sejam utilizadas apenas para criar uma nova vida.
As conclusões do estudo foram baseadas na análise dos cérebros de três mulheres já falecidas. Elas tinham sido submetidas a um transplante de medula espinhal, procedente de homens, para combater a leucemia.
Seis anos após o transplante, os cientistas encontraram cromossomos Y em três tecidos cerebrais, neurônios incluídos, na mulher que viveu mais tempo.
Este tipo de cromossomo, responsável pela masculinidade, só poderia provir da medula espinhal doada.
- Isto sugere que a medula espinhal pode se converter em uma fonte terapêutica de células que regeneram células nervosas - disse o pesquisador Edward Scott. Veja no JB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.