sexta-feira, 23 de abril de 2004

A POSTURA NA DP


"A Espinha Curvada: Seguindo o curso de DP
Abe Lieberman MD - Medical Director, National Parkinson Foundation

Além dos sintomas tradicionais da DP: o tremor, a
rigidez, o lentidão do movimento e a dificuldade de andar, muitos portadores de DP desenvolvem uma espinha curvada. Inicialmente, seu queixo toca no peito, logo seus ombros inclinam-se, depois a espinha se curva. Sua espinha pode dobrar-se para a frente ou para um dos lados. Uma espinha curvada pode ser o sintoma o mais adiantado da DP.

A espinha curvada da DP difere da espinha curvada da osteoporose. Aqui, a curva resulta da fragilidade dos ossos. Na DP, a curva resulta de uma tração desigual dos músculos: os músculos da frente puxam mais fortemente do que os das costas. Isto pode ser uma forma de distonia. Na DP, ao contrário da osteoporose, o caminhar aumenta a "tração" aumentando a curvatura. Na DP, ao contrário da osteoporose, ficar parado diminui a "tração" e reduz a inclinacao. Na DP, as drogas que diminuem os sintomas típicos da DP, podem melhorar a postura.

Em alguns portadores de DP, inclusive o Papa João Paulo II, a espinha e a postura inclinadas são os sintomas mais proeminentes. E o progresso da doença, no caso do Papa, pode ser acompanhado na seqüência de suas fotos.
Em 2001 o retrato do papa é o de uma pessoa com DP. E, numa retrospectiva, estão assim seus retratos desde 1987."

Fonte: National Parkinson Foundation

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.