terça-feira, 4 de maio de 2004

K E G E L

Alguém já falou que a DP é a velhice antecipada. Isso se nota não só na fraqueza, que torna difícil movimentos simples como calçar meias e sapatos ou levantar as calças, como também pelo aparecimento de uma série de mazelas: problemas de pressão arterial, dores musculares, constipação, problemas urinários, da audição, etc.

O portador de DP tem que ficar atento, pois além da deficiência de dopamina deve cuidar de manifestações que podem ser piores que o próprio Parkinson, buscando recursos de saúde para tratá-los e assim garantir uma melhor qualidade de vida. Esses recursos existem e, freqüentemente, estão mais acessíveis do que se imagina.

Existe uma fisioterapia para o trato urinário criada na década de 50 pelo médico americano Arnold Kegel, a partir de uma releitura das praticas tântricas e do pompoar.


Trata-se de uma técnica de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. A vantagem desses exercícios é a eliminação da sensação de urgência ou a urina involuntária ao rir, tossir, etc, além de contribuir para um melhor desempenho sexual de homens e mulheres.

Há vários sites na web sobre o Kegel. Entrando com essa palavra na linha de comando do Internet Explorer o browser se encarrega de trazer os endereços. A maioria dos sites que encontrei estão em inglês, mas o site da Enciclopedia Médica tem uma versão em espanhol com uma boa explicação dessa técnica. Também em espanhol, há uma informaçoes no site Advance Nurses e no site Personal MD.

O método Kegel foi inicialmente criado para mulheres e visava corrigir a incontinência após o parto, razão porque aparece em muitos sites de genicologia e puericultura.

Para quem sabe francês, há uma matéria sobre Kegel no site Service Vie.

Mas, procurando bem, acha-se paginas em português. Veja p.ex. o site Family Net.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.