domingo, 18 de julho de 2004

depoimento de Dennis Turner

O depoimento de Dennis Turner


Extrato do depoimento de Dennis Turner dado à comitê do senado norte-americano em July 14 2004, sobre Pesquisa em Células-Tronco adultas na audiência de Ciência, Tecnologia e Espaço.

Por 14 anos eu tive doença de Parkinson. (...) Após alguns anos de medicação, eu desenvolvi flutuações e baixa resposta ao Sinemet. (...) Dr. Levesque entendeu que eu seria um bom candidato a um tratamento experimental. Ele explicou que iria tomar uma pequena amostra do meu cérebro, removendo células-tronco neurais adultas. Ele iria então multiplicar e maturar estas células em neurônios dopamínicos, e então injetar estas células de volta no lado esquerdo do meu cérebro. Ele propôs tratar apenas o lado esquerdo do cérebro porque ele controla o lado direito do corpo, o lado onde os sintomas do Parkinson eram mais severos. O Dr Levesque não me disse que o tratamento iria curar minha condição. A ciência estava apenas recém aprendendo quais seriam as causas da doença de Parkinson, muito menos como removê-la. Mesmo que esta reposição de células nunca tivesse sido testada em pacientes humanos nós tínhamos as melhores esperanças. Como minha única realística alternativa era continuar piorando e até eventualmente morrer, eu decidi fazer os procedimentos cirúrgicos em 1999, um para remover a amostra e outro para injetar as células. Eu estava animado para ambos procedimentos, sob anestesia local.

Logo depois que tive injetadas as células meus sintomas de Parkinson começaram a melhorar. Meus tremores foram diminuindo gradualmente (...)

Desde que fui diagnosticado com o Parkinson minha condição vinha lenta e continuamente piorando. Eu não poderia dizer como ficaria minha situação se o Dr. Levesque não tivesse utilizado minhas próprias células-tronco adultas para me tratar. Mas eu não tenho dúvidas que devido a este tratamento eu aproveitei 5 anos de qualidade de vida que tive medo que passassem em vão.

No ano passado, após 4 anos de ter ficado virtualmente livre de sintomas, eles voltaram a reaparecer no lado esquerdo de meu corpo. Hoje tenho vários graus de tremor em ambas as mãos, e sinto que o lado esquerdo está ficando pior. Jamais eu hesitaria por um segundo em tratar uma segunda vez com o Dr. Levesque em usar minhas células-tronco adultas, visto que em meu caso elas fora seguras, efetivas, e não envolveram risco de rejeição.

Graças à minha melhora devido ao tratamento do Dr. Levesque fui capaz de dedicar-me à fotografia nos últimos 5 anos. (...) Eu estou aqui para oferecer a ele minha sincera gratidão, e a oferecer aos outros com Parkinson uma concreta razão para a esperança.

Isto sumariza minha história com o Parkinson e os efeitos positivos experienciados através do tratamento que usou minhas próprias células-tronco adultas. Eu estou muito feliz com os resultados e espero ter um segundo tratamento.

Lembre-se: Tradutor é traidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.