quarta-feira, 22 de setembro de 2004

3 anos



O blog Mal de Parkinson começou em 23 de setembro de 2001, tem 31 pessoas inscritas com direito a usar os recursos de edição e mantém arquivadas 1.750 mensagens. Seu contador de acessos foi instalado em 24 de agosto de 2002 e está indicando um total de 114 mil visitas, desde então. O dia mais concorrido foi 11 de junho de 2003 (572 page views), quando saiu publicada a notícia do sucesso do tratamento da DP com a VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA), uma receita do Dr. Cicero Gale Coimbra (coimbracg.nexp@epm.br - telefone: 011 5575.4869). Em média, 80% dos acessos são do Brasil, 5% da América do Norte (EUA e Canadá), 5% da Europa (Portugal, Espanha e França), 5% da América Latina, e 5% não identificados.

No início, o blog era um diário ou repositório de notas pessoais. Esta é a razão de conter nos arquivos coisas sem relação com a DP. Com o passar do tempo foi chegando gente e o assunto doença de Parkinson se impos. As primeiras mensagens são mantidas para preservar a memória do site.

Há quem se preocupe em evitar o estigma que acompanhou no passado certas doenças atribuindo-lhes nomes “politicamente corretos”. Assim, a doença descrita por James Parkinson, em 1817, freqüentemente é incluída entre os distúrbios do movimento. Prevaleceu, não obstante, a identificação do blog pelo nome que a doença foi conhecida durante mais de 150 anos: Mal de Parkinson.

O site sobrevive graças ao apoio e interesse de algumas pessoas, reconhecidas pelo sistema como administradores: Neodo Noronha Dias Junior (Rio de Janeiro), (recém pós-graduado Mestre em Sociologia pela UFRJ) e meu filho Pedro dão o indispensavel suporte técnico. Esse trabalho permite o funcionamento de certos serviços como os arquivos, a janela de recados (mensagens), os comentários (comment), o contador de acessos, o mecanismo de busca (search), o livro de visitas, a edição de imagens, os links e suas atualizações. Mais recentemente, o site recebeu ajuda da web designer TUCA (Leonor Ortiz), a quem devemos o ar primaveril da página. O serviço de atendimento público e o suporte às listas de discussão (Chat) estão a cargo da Profa. Dalva de Paula Molnar (Campinas, SP), nossa webmaster de choque. O Eng. Hugo Engel Guterres (Porto Alegre) nos tem brindado com textos diversos, pesquisas e depoimentos.

Nestes três anos o Blog Mal de Parkinson tem seguido a filosofia da web de respeito à liberdade de expressão e à valorização das fontes pela inserção de links. Hoje ele é um empreendimento coletivo aberto à participação de quantos se animem a dedicar algum tempo a nossa causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.