domingo, 19 de setembro de 2004

DBS pelo SUS

Implante cerebral para Mal de Parkinson é realizado no Brasil

Equipe do Hospital do Fundão realizou pela primeira vez na rede pública do Estado um implante cerebral para aliviar os sintomas do Mal de Parkinson. A operação foi precedida de uma batalha judicial, que durou mais de um ano, pois o aparelho não consta na tabela de órteses e próteses do Ministério da Saúde. O neurocirurgião Marcello Reis explicou que a técnica, já muito utilizada no exterior, evita problemas causados pelo procedimento tradicional.

Matéria “profunda”, publicada dia 18/10/2004 no jornal O Dia (<= clique aqui), Rio de Janeiro. Trata-se de DBS, o que não é nenhuma novidade, a não ser pelo fato de ser pelo SUS, o que abre um precedente e jurisprudência.

Leia como publicou o Estadão, aqui => Rio faz 1.º implante contra Parkinson na rede pública.

Curiosamente não encontrei esta notícia no Globo e JB, dois dos maiores jornais do Rio de Janeiro.

Coluna do Boechat, JB: Pela primeira vez na rede pública do Rio, o Hospital do Fundão realizou, com sucesso, um implante cerebral destinado a aliviar os sintomas do mal de Parkinson. O aparelho, que custa R$ 60 mil, emite estímulos elétricos semelhantes aos do marcapasso. O paciente precisou recorrer à Justiça para obrigar o SUS a realizar a cirurgia. (obrigado Pedro Henrique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.