Dráuzio Varella entrevista João Carlos Papaterra Limongi acerca do Parkinson
Drauzio – Você disse que os pacientes chegam assustados, com medo do futuro. Quais são as principais dúvidas que têm?
Limongi – A principal dúvida dos pacientes é a respeito da vida profissional. Eles percebem que sua letra não é mais a mesma, que estão chegando atrasados aos compromissos, pois levam meia hora para fazer o que faziam em cinco minutos e ainda necessitam de ajuda para vestir-se. Essa perda progressiva da independência, esse retardo na realização das atividades motoras muitas vezes acompanhado de um retardo do raciocínio acaba provocando baixa na auto-estima.
Nos testes de habilidade mental, observa-se que muitas vezes o paciente demora tanto para responder uma pergunta que fazemos outra, imaginando que ele não sabe a resposta, mas depois de algum tempo ele responde corretamente a primeira pergunta. Essa lentidão de raciocínio, que se chama de bradipsiquismo ou bradifrenia, assim como a bradicinesia que é a lentidão de movimentos, também melhora muito com o tratamento.
Veja acerca de Parkinson et al aqui => Página oficial de Dráuzio Varella e Site do Dr Limongi (Parkinson on line).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.