sábado, 23 de outubro de 2004

DEPRESSAO


Um dos temas mais freqüentes neste blog tem sido a depressão. Há quem diga que quase a metade das PcP são vitimas de seus efeitos por vezes devastadores.

Vejamos sobre isso o que nos diz o Consultor Filosófico Lou Marinoff no seu livro famoso “Mais Platão menos Prozac - a filosofia aplicada ao cotidiano”.

“Há lugar para considerações filosóficas mesmo nos casos em que a depressão tem origem biológica, e não apenas existencial. O mal-estar existencial, ou a morte do espírito, pode estar fazendo parte da sua situação, e nesse caso, o trabalho filosófico ajudará, pelo menos em parte. A falta de propósito, de ânimo e de excitação em relação à vida, que caracteriza a depressão, pode ser tratada com a filosofia, além da psicologia e da medicina.

Se você está deprimido, haja ou não um componente biológico, sente que lhe foram tirados o sentido e o propósito. Considere o seguinte: talvez o seu propósito seja superar a depressão. O mesmo vale para a ansiedade, o pesar e a sensação geral de infelicidade. A sua aflição não somente deprecia a sua qualidade de vida; também lhe oferece um desafio a ser vencido. Mesmo em condições consideradas puramente biológicas, como o câncer, foi demonstrado que o tratamento eficaz baseia-se não somente na medicina, mas também na atitude. A sua atitude em relação à vida e a sua disposição - a sua filosofia – podem influir no resultado da batalha. Aqueles cujo propósito é vencer a batalha têm mais probabilidade de consegui-lo.”

Fonte: MARINOFF, Lou. Mais Platão menos prozac – a filosofia aplicada ao cotidiano. Editora Record, Rio, 2002, p. 277.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.