segunda-feira, 28 de março de 2005

LINK


Link já está no Dicionário Eletrônico: “elemento de hipermídia formado por um trecho de texto em destaque ou por um elemento gráfico que, ao ser acionado (ger. mediante um clique de mouse), provoca a exibição de novo hiperdocumento” (Houaiss).

Nos manuais sobre método científico aprende-se que a citação da fonte é obrigatória e há regras detalhadas para isso. Simplificando, cita-se o autor, a obra, a editora, o local de edição, o ano e a página. A Internet nos facilita essa tarefa: o link leva direto à fonte. Como fazer isso no blog? Simples como tirar pirulito de criança. Acima da área de edição há um ícone (elo de corrente). Ponha a palavra ou o trecho de texto em destaque (ilumine) e clique no ícone para abrir a janela pra digitar ou colar o endereço.

Além do respeito ao direito autoral, procura-se economizar área de disco deixando o documento no servidor de origem. Isto nos permite enxugar o texto, evitando a rolagem inútil de tela e deixando ao leitor a opção de recorrer ou não à fonte ou elemento citado.

Internet é teia (Web (1)) , é link. O email o chat, o som e o vídeo vieram de quebra.

(1) “nome pelo qual a rede mundial de computadores internet se tornou conhecida a partir de 1991, quando se popularizou devido à criação de uma interface gráfica que facilitou o acesso e estendeu seu alcance ao público em geral” (Houaiss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.