"Tremor nas mãos não impede mais o uso do computador
Da redação
16/03/2005
A IBM anunciou o lançamento de um novo adaptador para mouses que permite que pessoas que sofram de tremores nas mãos utilizem normalmente um computador pessoal. O equipamento elimina o movimento excessivo do cursor, criado pelos movimentos aleatórios e repetitivos das mãos.
Os movimentos involuntários das mãos quando se tentar manipular o mouse tornam extremamente difícil a operação de um computador. Tarefas simples como a abertura de um email ou a navegação por uma página na Internet tornam-se quase impossíveis devido aos movimentos erráticos do cursor na tela.
O Mal de Parkinson é a doença mais comumente associada ao tremor. Mas há outras patologias menos conhecidas, mas muito mais comuns, como o chamado Tremor Essencial. Embora sejam mais comuns em pessoas mais idosas, patologias que causam o tremor podem ocorrer em todas as idades - o Tremor Essencial, por exemplo, é genético e afeta as pessoas durante toda a sua vida.
O novo adaptador filtra os movimentos erráticos do mouse, operando de forma similar aos sistemas de estabilização de imagem presentes nas câmeras filmadoras. O equipamento não exige software adicional, devendo ser conectado entre o mouse e a CPU.
O equipamento pode ser desativado, o que significa que outros usuários podem continuar a usar normalmente o computador, e ainda pode ser configurado para diversos níveis de tremor.
A IBM licenciou o novo adaptador, que está sendo lançaado no mercado pela empresa inglesa Montrose Secam, a um custo ao redor de US$100,00"
Obs.: A dica é do Prof. Takase e a foto do aparelho pode ser vista no blog Parkmedia onde essa noticia foi divulgada ontem com o titulo ADAPTATEUR de SOURIS.
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.