terça-feira, 5 de abril de 2005

Em quanto o Parkinson influiu na morte do papa?

Relativamente ao caso do falecimento do papa, eu fico meio desnorteado quando leio afirmações como as do médico infectologista David Uip como "O mal de Parkinson era uma doença crônica e não dá pra dizer o quanto influiu em todo o resto" ou "Provavelmente ele tinha dificuldades em todos os órgãos por causa do Parkinson", acrescenta. "Agora, o quanto isso teria a ver com as infecções não dá pra dizer."

Eu não sou médico, mas ao saber que dentre os medicamentos básicos para o Parkinson temos a Levodopa que tem como efeitos co-laterais: agitação; alucinações (sendo que estas podem exigir uma redução ou a descontinuação da droga); anemia hemolítica; ansiedade; ataxia (falta de coordenação muscular); aumento da frequência urinária; aumento da pressão arterial; aumento ou retração do diâmetro das pupilas; boca seca; confusão mental; constipação intestinal; contrações musculares; corrimento nasal; delírio; demência; depressão severa; desconforto abdominal; diarréia; distúrbios psiquiátricos; dor ao engolir; dor de cabeça; dor na altura do estômago; ereção prolongada e dolorosa do pênis; euforia; excessivo (ou inadequado) comportamento sexual; fadiga; falta de apetite; flebite (inflamação da veia); fraqueza; gases; gosto amargo; hiperventilação; incontinência urinária; insônia; irregularidade cardíaca; mal-estar; movimento involuntário das pálpebras; movimento involuntário dos olhos; movimentos involuntários da face, da cabeça e do corpo; náusea; nervosismo; perda de memória; perda de peso (no início da terapia); queda de pressão ao se levantar; salivação excessiva; soluço; sonhos atrapalhados; tendência suicida; toxicidade hepática; transpiração escura; torpor; tremores; urina escura; vermelhidão da pele; visão borrada; visão dupla; vômito.

Temos a Amantadina cujos pára-efeitos são: alucinação; ansiedade; ataxia (falta de coordenação muscular); boca seca; confusão mental; constipação intestinal; depressão; dificuldade de concentração; dor de cabeça; edema periférico; erupção na pele; fadiga; fala enrolada; falta de apetite; fraqueza; frivolidade (idéias fúteis); insônia; insuficiência cardíaca congestiva; irritabilidade; náusea; perturbação visual; psicose; queda de pressão ao se levantar; respiração curta; retenção urinária; tontura; vômito.

E temos também o Biperideno cujos pára-efeitos são: agitação; aumento da sensibilidade dos olhos à luz; boca seca; constipação; desorientação; distúrbio do humor; euforia; irritação do estômago; queda de pressão arterial; retenção de urina; sonolência; turvação da vista.

Há alguma dúvida de que o Parkinson teve papel importante na morte do papa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.