1º CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES DE PARKINSON DO BRASIL
Realizou-se em Porto Alegre, nos dias 29 e 30 de abril último, na sede da AMRIGS, o Primeiro Congresso das Associações de Parkinson do BrasiL.
Com cerca de 400 pessoas inscritas, fizeram-se representar entidades do Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Bento Gonçalves); Santa Catarina (Florianópolis e Joinville); Paraná (Curitiba); São Paulo (São Paulo); Pernambuco (Recife) e Pará (Belém).
Destaque para a organização impecável do evento, uma iniciativa da Associação de Parkinson do Rio Grande do Sul - APARS (http://www.apars.com.br/), presidida pelo Engenheiro Luiz Carlos Garcia, que abriu os trabalhos e saudou os participantes.
A palestra de abertura esteve a cargo do Bel. Samuel Grossmann, da ABP, de São Paulo, que explanou sobre a história e as atividades desenvolvidas pela entidade, que completa em dezembro 20 anos de existência.
Seguindo a programação, o neurologista Dr. Carlos Rieder, explanou sobre os "Avanços no conhecimento da Doença de Parkinson" e suas futuras perspectivas terapêuticas.
O Neurologista João Carlos Papaterra Limongi abordou o tema "Tratamento da Doença de Parkinson", esclarecendo sobre tratamento sintomático, medicamentoso e restaurador e fazendo uma belíssima explanação sobre a Levodopa: sua eficácia, limitações e seus efeitos colaterais.
O Neurocirurgião Telmo Reis abordou o tema “Cirurgia na DP: quando e como realizá-la”. Discutiu as técnicas adotadas e didaticamente explicou como são as cirurgias, a quem se destinam, quando indicá-las, quais os resultados esperados. Na ocasião o Dr. Reis autografou seu livro DOENÇA DE PARKINSON,
Dr. Claudio Osório apresentou os "Aspectos Psiquiatricos da Doença de Parkinson".
Neste primeiro dia houve ainda discussões sobre politica publica de lberação de mdicamentos, Doença de Parkinson em jovens, exercícios na DP, depoimentos e apresentação de quadros de dança e humor. À noite aconteceu um jantar dançante de confraternização.
Dia 30 de Abril (sábado) começou com o tema "Disturbios Comuns na Doença de Parkinson” com Dr. Pedro Schestatsky, sobre as disfunções autonômicas.
Dr. Alcyr A Oliveira.. apresentou o tema "Celulas –Tronco, o que esperar?" e falou do seu trabalho de doutorado desenvolvido na Inglaterra e das esperanças advindas da quantidade de pesquisas que estão sendo feitas nos vários países.
Direitos Sociais do Parkinsoniano, Cuidados com a Alimentação, Cuidando da Deglutição e Terapia Ocupacional e Voz, também foram temas importantes discutidos neste segundo dia de Congresso.
Um grupo de portadores da UFSC, fez uma apresentação sobre a melhoraria da qualidade de vida dos portadores através de atividades musicais.
Abriu-se ainda espaço para depoimentos, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas diversas Associações presentes e para discussões e perguntas.
Encerrando o I Congresso, foi eleita a ABP São Paulo para sediar o 2º Congresso das Associações de Parkinson no Brasil, no mês de setembro de 2006.
A APARS comprometeu-se a disponibilizar na web uma síntese ou as transparências dos trabalhos apresentados.
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.