sexta-feira, 20 de maio de 2005

Cãibra pode ser sinal de problema neurológico
Doença de Parkinson ataca o sistema nervoso central e costuma gerar espasmos musculares.

Quem é que nunca teve cãibra? Trata-se de um espasmo muscular passageiro: a vítima não consegue mover o músculo afetado, que fica paralisado por alguns segundos.

Os espasmos, que podem atingi rmúsculos do corpo, às vezes duram muito mais tempo e indicam problemas mais sérios. Segundo o fisiatra Luiz Antonio Botelho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), eles podem ser sintoma de algum problema neurológico.

Quando uma pessoa saudável quer movimentar um músculo, a iniciativa surge no cérebro, de onde um grupo de neurônios transmite a informação ao músculo, passando pela medula. No acidente vascular cerebral (AVC), os neurônios morrem por falta de oxigênio, e a vítima não consegue transmitir a ordem para mover o músculo, já que os responsáveis por levar a informação não estão disponíveis. Assim, as vítimas de AVC podem sofrer espasmos e ter um lado do corpo paralisado, devido a uma falta de irrigação no cérebro.

Nos espasmos que não duram mais de 24 horas, a vítima passa um tempo sem conseguir mover os músculos afetados, mas a situação é reversível e pode ser resultado de um AVC isquêmico transitório. A circulação do sangue é interrompida por um tempo insuficiente para matar os neurônios. Eles ficam debilitados, mas voltam a realizar as funções normais, horas depois.

A doença de Parkinson é outro problema que ataca o Sistema Nervoso Central e costuma gerar espasmos musculares. Nesse caso, eles são constantes, embora a intensidade varie. A doença causa a redução da produção de dopamina, neurotransmissor responsável pela coordenação motora. A doença afeta todos os músculos, em especial os menores, como os da mão, da língua e dos olhos. Eles ficam quase que continuamente contraídos.

A causa mais comum de espasmo muscular é a síndrome da dor miofascial. Trata-se de uma dor causada pela manutenção, durante meses, de postura errada - seja no trabalho, durante a prática de atividades físicas ou na hora de dormir. De acordo com a fisioterapeuta Magali Bernardi, para combatê-la é preciso evitar posturas erradas diante do computador, ao carregar pesos e ao dormir.

Saiba Mais
O que é
- A cãibra é um tipo de contração muscular comum durante ou após a prática de exercícios físicos
- Ela atinge principalmente os músculos das extremidades, como os gastrocnêmios (batata das pernas) e o abdômen

Causas
- Perda de água e de sais minerais
- Acúmulo de ácido lático no músculo
- Deficiência no fluxo sangüíneo, causada por resfriamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares
- Alguns medicamentos

Sintoma
- Dor no músculo

Como combatê-la
- Manter uma dieta balanceada, rica em banana e outros alimentos que contenham nível elevado de potássio
- Não praticar exercícios físicos exagerados (esse limite varia conforme a condição física individual)
- Beber bastante líquido

Fonte: Zero Hora, Caderno Vida (14/05/2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.