quarta-feira, 1 de junho de 2005

EVOLUÇÃO DA DP E AS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA


"Os sintomas da doença de Parkinson – incluindo tremor, dificuldade postural ou de equilíbrio, lentidão de movimentos e rigidez muscular – agravam-se com o passar do tempo, mesmo com os melhores tratamentos disponíveis. Estes sintomas podem afetar a habilidade da pessoa de realizar as atividades da vida diária (AVD’s), incluindo as rotinas de cuidados pessoais, tais como banhar-se, vestir-se, fazer a toalete e comer. As AVD’s instrumentaís são as relacionadas à vida independente e incluem o uso do telefone, deslocar-se a lugares distantes, sair às compras, preparar as refeições, fazer o trabalho doméstico, lavar roupa, medicar-se e lidar com dinheiro.


Os pesquisadores desenvolveram uma escala denominada “Idosos Americanos e o Levantamento de Recursos” (Older Americans and Resources Survey), constituída de um questionário estruturado que os médicos aplicam nos pacientes para avaliar o impacto das doenças ou ferimentos, com relação aos diversos tipos de AVD’s. Até o presente, ninguém mediu o tempo que a PcP leva para perder a habilidade de realizar suas AVD’s e a ordem em que isso ocorre.

Recentemente, o Dr. Shulman e seus colegas na Universidade de Maryland usaram a Escala de Avaliação Unificada da Doença de Parkinson (
Unified Parkinson Disease Rating Scale ) (uma medida da severidade da doença de Parkinson) e a escala denominada “Idosos Americanos e o Levantamento de Recursos” (Older Americans and Resources Survey), para avaliar o tempo e o impacto da DP nos diversos tipos de AVD’s. Dentre os 388 participantes do estudo, em média, as pessoas estavam com 66 anos de idade e tinham a doença há 6.5 anos.

Os pesquisadores comprovaram que as AVD’s primeiramente afetadas incluíam a habilidade de vestir-se, andar, deitar-se e sair da cama, enquanto as últimas eram comer e fazer a toalete. Das AVD’s instrumentais, a primeira a ser afetada era a habilidade de realizar os trabalhos domésticos e preparar refeições, enquanto as últimas eram medicar-se, lidar com dinheiro, e usar o telefone. Segundo os autores, "O histórico do paciente sobre as atividades diárias de vestir-se, andar, realizar trabalhos domésticos e preparar refeições, podem ajudar o clínico a identificar os primeiros sinais da perda da independência e o início da incapacitação na doença de Parkinson. As atividades diárias que requerem destreza ou capacidade de locomoção nessa enfermidade são perdidas antes daquelas com maiores demandas cognitivas."

FONTE:

Shulman LM, Gruber-Baldini AL, Anderson KE, et al. The evolution of disability in Parkinson’s disease. Presented at the 57th annual meeting of the American Academy of Neurology, April 9-16, 2005, in Miami Beach, Florida. Session S47.002.
http://www.imakenews.com/wemovenews/e_article000400977.cfm?x=b4T3Mg2,b2HdjL0Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.