quarta-feira, 8 de junho de 2005

Questionário doméstico

Pessoas que constam do meu livro de endereços (cerca de 180), direta ou indiretamente ligadas ao Parkinson, participantes deste Blog, e inclusive alguns figurões de peso e renome nacional das áreas de neurologia e genética (figurão não tem tempo pra ler e muito menos responder email de um reles parkinsoniano), receberam a pergunta:

Poderia me informar se tem conhecimento de algum profissional ou instituição no Brasil que esteja estudando células-tronco para aplicação em doença de Parkinson?

Aqui vão algumas das respostas recebidas até o momento:

Prezado Hugo,

Informo-lhe que o Prof. Luiz E. Mello da UNIFESP tem realizado experimentos em modelos animais provocando Parkinsonismo induzido por MPTP+ e, introduzindo células-tronco de embriões semelhantes através de biopsia transcraniana nos núcleos da base abrangendo o tronco encefálico em razão da estrutura imensa da substância negra ( locus niger ). Esse procedimento não é inusitado uma vez que há 7 anos são pesquisados terapia celular em animais no exterior. A situação é mais complexa do que imagina, desde o desleixo entre os laboratórios de consumo até os próprios interessados que o processo de evolução não siga adiante. Imagino a aflição e a comoção que toma conta de vcs que estão acompanhando passo a passo o resenrolar dos acontecimentos. O que pretendo mencionar é que tanto aqui no Brasil quanto em qualquer país do mundo existem resistências para que não sejam prosseguidas as pesquisas, enfim, o sistema multinacional poderoso segue "cozinhando em banho maria".

PS: No momento não há a mínima possibilidade de se implantar células-tronco embrionárias humanas de blastócitos ( até o 5º dia após a fecundação ) em Parkinson ou outra qualquer doença neurodegenerativa.

Existem outras alternativas de céluas-tronco em Parkinson ? É possível.

Quais são as expectativas? Dependem dos resultados de procedimentos em outras doenças neurodegenerativa que estão sendo aplicadas.

Quanto tempo é necessário as observações clínicas? Provavelmente mais 3 meses.

Sou eu que afirmo essa possibilidade.

Abraço,

Prof..Daniel Cincinatus

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Prezado Hugo,

Parece-me que realmente às pesquisas para Parkinson em Terapia Celular estão acontecendo somente fora do Brasil.

Grande abraço e parabéns pelo trabalho que tem feito!!

ANDRÉA BEZERRA DE ALBUQUERQUE
Movimento em prol da Vida - Movitae

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Caro Hugo
quem provavelmente esta pesquisando em ratos e o Dr Luis Eduardo
Mello da Unifesp que nao respondeu ao e mail que enviei para ele mas voce
poderia tentar tambem para ver se ele responde
lemello@ecb.epm.br
good luck
um abraco um dia iremos a Escocia tenho certeza

heleno

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Aqui na PUCRS já foi usado em AVC isquêmico e em lesão em nervo do antebraço, mais infarto do miocárdio. Conversarei com os neuro s da PUCRS creio que o teu neurologista é muito bem informado sobre isso tam bém. O Importnte é manter as esperanças lembra que quando falamos sobre isso há dois naos par3eceia ficção cinetífica e hoje já se trabalha com isso aqui em POA.
Boa noite!
LGGuilhermano

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

BOA NOITE HUGO.

Como estás?Nada de concreto que eu saiba.Aguardo,como todos,que surja o mais breve possível uma boa notícia.

Abraços
Thereza

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Olá Hugo,
No momento não sei de ninguém mas se obtiver alguma informação lhe enviarei.
Abraços, Marinez


-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-


Olá!
Pois é.
Não, não sei.
Mas acho que "visibilidade" (ou seja, dizer que é isto que se se quer e que o grupo de interessados é/ou parece ser poderoso de alguma forma ) + "pressão" seria o nome do jogo agora.
Aliás, quais instituições/quais pesquisadores já teriam condições para iniciar já essas pesquisas por aqui?
(As unidades católicas tipo PUCRS__ neste papado__ parecem estar descartadas).
Abraços,
Neusa

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Querido Hugo,
Bom Dia,
Infelizmente não tenho notícia de instituição ou profissional no Brasil pesquisando células tronco em doença de Parkinson. Por outro lado o dr. Cincinatus diz no Blog que tudo caminha bem nas pesquisas!!!!!!!!! Sei não!!!!!!!!!
Os da Biologia, os da Neurologia, o Prof.Dr. Renato Sabattini neurofisiologista da UNICAMP diz que " ... se agente puder substituir de alguma forma os neurônios que morreram será possível impedir o sofrimento e até a morte de algumas pessoas. principalmente se descobrirmos a chave genética que faz um neurônio se diferenciar, e aí estamos falando de células-tronco, conseguiremos substituir aqueles neurônios perdidos." em 26/09/2004 entrevista. O Prof. Dr. Sabattini é muito respeitado no meio científico, talvez ele saiba de algo, é preciso entrar em contacto na FCM_UNICAMP.
Abraço

Yara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.