quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Parkinson: o teste do aplauso


"A medicina também entrou na era da alta tecnologia. Os testes genéticos e as técnicas de diagnostico por imagem não cessam de impressionar-nos pela sua evolução e desempenho. No entanto, testes particularmente simples revelam-se igualmente eficazes. Parece ser o caso do teste do aplauso para diagnosticar um síndrome parkinsoniano.

Uma equipe parisiense do Hospital do Salpêtrière acaba de descrever um novo teste clínico: o sinal de aplauso. Ele permite fazer o diagnóstico de um síndrome parkinsoniano. Julgue você mesmo a simplicidade: é suficiente pedir ao doente que aplauda três vezes, e apenas três vezes. Se o doente aplaudir mais de três vezes, o diagnóstico está feito, ele tem um síndrome parkinsoniano.


Para validar o método, os autores aplicaram o teste a 37 pessoas sãs, 17 portadores da doença de Parkinson, 42 portadores com um síndrome parkinsoniano (outro que não a doença de Parkinson) e 24 portadores de um outro tipo de demência (fronto-lateral). A impossibilidade de aplaudir apenas três vezes consecutivas manifestou-se em 70% das pessoas que sofrem da doença de Parkinson ou de síndrome aparentada. Esta característica não foi encontrada nas outras pessoas pesquisadas.

A incapacidade de controlar o número de aplausos pode ser atribuída à disfunção cerebral característica das pessoas portadoras da doença de Parkinson e de outros síndromes semelhantes, uma paralisia dita supranuclear progressiva (PSP). Ela cria uma dificuldade para elaborar um programa de três aplausos e depois inibir a ação automatizada.


NOTA

A doença de Parkinson é a mais frequente das doenças degenerativas do sistema nervoso central. Ela tem em comum com os síndromes parkinsonianos, uma paralisia supranuclear progressiva. Compartilha com os síndromes parkinsonianos mais ou menos a mesma sintomatologia, mas a distinção é necessária devido à uma resposta diferente às terapêuticas propostas."

23/08/2005 Dr Philippe Presles
Dubois B. et coll., Neurology, 64 : 2132-2133, 2005.
FONTE: E-sante.fr
http://www.e-sante.fr/

A dica foi de Sylvie Ledieu, na lista de discussao do saite Parkliste, "La liste des parkinsoniens francophones".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.