NOTÍCIAS DE PELOTAS -RS
GRUPO DE APOIO AO PARKINSON-depoimento.
" Receber o diagnóstico de parkinson , é sem dúvida , algo muito difícil. Logo vem à mente as limitações que virão... A seguir pode-se escolher uma atitude de lamentação , de revolta , esperando um milagre através de uma medicamento qualquer ou arrregaçar as mangas e ir à luta. Como? informando-se sobre a doença,conversando com seu médico , tomando medicação adequada, buscando ajuda de outros profissionais da saúde , aceitar ajuda dos familiares e amigos.
O sucesso do tratamento envolve muito mais que "drogas".Infelizmente isso é , muitas vezes, negligenciado havendo ,apenas , uma preocupação excessiva com o manejo do medicamento.
A socialização é de vital importância , resgata auto estima e promove a troca de experiências.
É importante tanto para o doente como para seu cuidador."
Há 15 anos meu marido foi diagnosticado com a doença de Parkinson , não tinha 50 anos ainda.
Senti , durante este tempo necessidade de algo mais. Comecei a pesquisar muito e encontrei a Associação Parkinson Brasil de São Paulo, onde aprendi muito através de revistas, folhetos, e-mails, etc.. Participei do I Congresso em Porto Alegre... foi excelente...
Comecei a perceber que , assim como eu , muitas pessoas , pouco sabem sobre a doença e quando acordam ela já está bem adiantada e, que muita coisa pode ser feita para melhorar a qualidade de vida. Pensando assim é que consegui juntar um pequeno grupo ,aqui na minha cidade, e estamos , mesmo que de uma maneira informal ainda, nos reunindo , trocando experiências , nos ajudando. Ainda somos uma sementinha , mas começamos com 4 pessoas , e após 3 reuniões já estamos com 12. Me parece um sucesso , não?
Regina
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.