quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Injeção de célula-tronco pode proteger cérebro e sistema nervoso -
Células-tronco podem proteger o cérebro e o sistema nervoso contra danos causados por tumores e doenças como a esclerose múltipla, descobriram pesquisadores do Instituto Científico San Rafaelle, de Milão. MILÃO, Itália (Reuters)

Experiências com camundongos que tinham uma doença semelhante à esclerose múltipla mostraram que células-tronco injetadas na corrente sanguínea migraram para áreas inflamadas do cérebro e da medula espinhal, matando as células inflamatórias, afirmaram os cientistas. Isso significa que uma única injeção de células-tronco poderia ser usada para tratar várias áreas lesionadas do corpo, reduzindo os sintomas clínicos da doença. "Há potencial terapêutico nessa descoberta, mas ainda é cedo demais para falar em uma cura para seres humanos", disse o pesquisador-chefe, Gianvito Martino, numa entrevista coletiva. Camundongos que foram tratados com as células-tronco no início do desenvolvimento da doença começaram a se recuperar entre uma e duas semanas, afirmou a equipe. Células-tronco são células primitivas que podem se transformar em vários tecidos especializados, como células do sangue, por exemplo. Seu potencial para regenerar órgãos e tecidos deu novas esperanças às vítimas de doenças neurológicas como a esclerose múltipla. Os pesquisadores disseram que as células-tronco também poderiam ser usadas como uma droga antiinflamatória natural para tratar danos causados por problemas como derrame, tumor cerebral e lesões na medula espinhal. "Com essa descoberta, chegamos mais perto do uso da terapia de células-tronco sem efeitos colaterais", disse o pesquisador Stefano Pluchino. "O interessante é que as células-tronco adultas crescem in vitro sem se especializar, depois são injetadas e encontram o órgão danificado sozinhas, decidindo autonomamente como tratá-lo”. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature da semana de 10 a 16 de Julho.MILÃO, Itália (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.