quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Qualidade do sono é transmitida geneticamente
06 de outubro de 2005 - Cientistas da Universidade de Lausanne identificaram um gene do "sono normal", sobre o qual atua a vitamina A.

Paris - A qualidade do sono é transmitida hereditariamente, concluíram cientistas da Universidade de Lausanne, na Suíça, que identificaram um gene do "sono normal", segundo estudo que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

O estudo também permitiu estabelecer que a vitamina A influi na qualidade do sono, embora não tenha sido possível determinar se é o seu excesso ou sua falta o que perturba o sono, explicou o professor Mehdi Tafti, do Centro de Integração do Genoma da Universidade de Lausanne. (...)

Os cientistas já sabiam que a vitamina A tem um papel importante no cérebro, sobretudo para a visão, mas também em algumas doenças nervosas, como a esquizofrenia e as doenças de Alzheimer e Parkinson. Estas enfermidades são acompanhadas de uma falta de atividade delta, destacou Tafti.

O estudo feito em ratos permitiu estabelecer que o excesso de vitamina A é ruim para o sono, mas os cientistas ignoram as conseqüências da falta desta vitamina no organismo. "Nós não sabemos exatamente qual é a taxa necessária", reconheceu o pesquisador.

Ele lembrou que a vitamina A pode ser tóxica, sobretudo nas mulheres grávidas. Fonte: Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.