terça-feira, 8 de novembro de 2005

USP fará estudo com células de embriões brasileiros
07 de novembro de 2005 - Depois de muita briga e muita expectativa, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) devem iniciar nos próximos meses o primeiro estudo do País com células-tronco extraídas de embriões humanos brasileiros. O projeto, desenvolvido pela geneticista Mayana Zatz, teve financiamento aprovado na semana passada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta é desenvolver as primeiras linhagens brasileiras de células-tronco embrionárias humanas e usá-las em estudos de diferenciação para o tratamento de doenças neuromusculares. (...)

As células-tronco embrionárias (CTEs) representam uma das áreas consideradas mais promissoras da biomedicina. Elas são as células presentes nos primeiros estágios de desenvolvimento embrionário, que se diferenciam para dar origem a todos os tecidos do organismo. Cientistas ao redor do mundo já estão utilizando as CTEs em estudos de diferenciação celular e embrionária. A esperança é que, no futuro, elas possam também ser usadas na recuperação de tecidos lesionados e no tratamento de uma série de doenças graves, como mal de Parkinson e diabete. (segue ...) Leia na íntegra no Estadão ou na Folha SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.