FOLDING@HOME
O SEU COMPUTADOR AO SERVIÇO DA CIÊNCIA
- PARKINSON…-
“ Graças à Internet qualquer computador pode fazer parte de um só, ou pelo menos de uma equipa única de investigação.”
Muitos se recordam ou já ouviram falar noutros projectos que através da interligação de vários computadores, que se disponibilizam para o efeito, e que todos somados e espalhados pelo mundo inteiro, se transformam num potente e mais poderoso super-computador.
Existe um projecto que chama por nós!!!
–“Folding@Home Distributed Computing Project” - da Universidade de Stanford.
Trata-se de uma grandiosa iniciativa que “aproveita os recursos de cada computador voluntário para análise de todas as formas como as proteínas se podem agrupar, detectando todas as possíveis “más informações”, tais como as responsáveis por doenças tão graves como a doença de Alzheimer, Parkinson, BSE, Fibrose Quística e muitos dos cancros que infelizmente todos conhecemos.
Para fazer parte deste grandioso projecto existem duas vias que nos são dadas a conhecer na revista que estou a citar:
A primeira é recolher e instalar um pequeno programa, que corre apenas quando o computador está em repouso (“screen-saver”) e comunica os resultados ao computador central, na Universidade de Stanford. Esse programa pode ser recolhido aqui http://folding.stanford.edu/ .
A segunda, quanto a mim a melhor, unir-se ao grupo português que ajuda a dinamizar este projecto: http://portal.portugalfolding.com/
Vamos colocar os nossos computadores ao serviço deste grandioso projecto que, é, afinal, do interesse de toda a comunidade de portadores da doença de Parkinson entre outras.
(fonte “ INTERNET GUI@ nº 85. http://www.clubeinternet.com )
Saudades
Rogério Simões
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.