quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Neurónios continuam a crescer na idade adulta
Estudo desmonta tese antiga

Um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, verificou que, ao invés do que se pensava, as células cerebrais também crescem em adultos.

Segundo os autores, que publicaram o artigo no jornal Biology, da Public Library of Science (PLoS), os resultados sugerem a possibilidade de que se possa promover o crescimento de novas células para substituir outras danificadas por doenças ou lesões na medula espinal.


Os cientistas do MIT descobriram um crescimento relativamente grande nos dendritos – prolongamentos especializados na recepção de estímulos nervosos do meio ambiente ou de outros neurónios. Segundo os investigadores, o aumento foi influenciado pelo uso, o que significa que, quanto mais neurónios forem usados, mais propensos estarão para mudar de tamanho.


O grupo usou um método que emprega emissão fotónica para acompanhar, durante semanas, determinados neurónios nas camadas superficiais do córtex visual de ratinhos. Com ajuda de uma tecnologia semelhante à ressonância magnética, mas com maior resolução, os investigadores obtiveram imagens bidimensionais que foram usadas na reconstrução em três dimensões dos neurónios no córtex adulto.


As ramificações dos dendritos foram medidas durante todo o estudo. De todas as ramificações, 14% apresentaram crescimento, especialmente as presentes nos dendritos mais finos. Mas o crescimento não foi constante. Semanas sem actividade foram sucedidas por outras com saltos de crescimento, o maior deles de 90 micrómetros (milionésimo de metro).


MNI-Médicos Na Internet
obrigada zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.