Saúde: Investigação no Porto pioneira na procura terapia para disfunção eréctil
Porto, 19 Jan (Lusa) - Uma equipa do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto está a investigar o papel da molécula adenosina, capaz de controlar a transmissão de impulsos nervosos, no tratamento da disfunção eréctil.O coordenador da equipa, Paulo Correia de Sá, disse hoje à Agência Lusa que este trabalho pioneiro começou há apenas dois anos, mas já registou "resultados surpreendentes", que poderão conduzir à criação de um novo fármaco.
"Somos dos poucos grupos no Mundo dedicados a esta área", disse o investigador, revelando que a equipa já está a trabalhar em tecidos humanos, depois de obter autorização do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Os investigadores do ICBAS estão a aplicar neste estudo o mesmo princípio já utilizado desde o final dos anos 1980 pela equipa na investigação do papel da adenosina em doenças neuromusculares.
A adenosina é uma molécula existente em todas as células do organismo que é capaz de controlar simultaneamente o grau de lesão dos tecidos e a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos. (...)
(...) Correia de Sá salientou que "todos os tratamentos anteriores tinham como alvo os músculos", mas com estas investigações, que decorrem paralelamente em todo o Mundo, será possível actuar sobre os neurónios que comandam os músculos.
Segundo o professor do ICBAS, a investigação mais avançada na aplicação deste princípio é a que está a ser desenvolvida por um grupo de Estocolmo, na Suécia, para a doença de Parkinson, já com testes em seres humanos.
Leia na íntegra em Lusa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.