sábado, 29 de abril de 2006


PALESTRA SOBRE ADENOSINA NA UFSC


O Dr Rodrigo Pinto Santos Antunes Cunha, do Centro de Neurociências do Instituto de Bioquímica, Universidade de Coimbra, Portugal, deu ontem uma palestra sobre os “Receptores de adenosina no controle da função neuronal e de danos ao cérebro”, a convite do Curso de Pos-graduacao em farmacologia da UFSC.

O estudo do papel da adenosina mostra que o emprego dessa molécula pode representar uma estratégia de proteção neuronal promissora. Ela atua diminuindo da taxa metabólica e consequentemente a transmissão sinaptica. Exerce um papel na direção contraria, por exemplp, do efeito do café, cujo principio ativo, a cafeína, vem sendo apontado como neuroprotetor no tratamento da doença de Parkinson.

O emprego da adenosina, contudo, pelo que se descobriu até agora “tem uma janela terapêutica muito limitada”. Da mesma forma quer o café, cujo consumo pode trazer efeitos colaterais bastante sérios para certas pessoas se ultrapassar duas xícaras ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.