terça-feira, 18 de abril de 2006

Pesquisa nega hipótese de dano mental causado por obturações

18 de abril de 2006 - Obturações de amálgama são feitas de mercúrio e outros metais.

CHICAGO, EUA - Dois estudos financiados pelo governo dos EUA, um deles conduzido em Portugal, não encontraram nenhuma evidência de que obturações dentárias contendo mercúrio causem danos cerebrais em crianças. Crianças com essas obturações não tiveram maior chance que as demais de sofrer de problemas mentais ou neurológicos, de acordo com a pesquisa.

Alguns especialistas consideraram o resultado animador, mas as pesquisas não deverão pôr fim no debate sobre os efeitos de longo prazo das chamadas obturações de amálgama, e críticos acusam os pesquisadores de usar crianças como cobaia.

Obturações de amálgama são feitas de mercúrio e outros metais, e vinham sendo usadas há mais de um século. Mas o uso foi abandonado em anos recentes, conforme cada vez mais dentistas passaram a adotar obturações de resina. Alguns grupos de lobby e dentistas há tempos alegam que o mercúrio das obturações poderia vazar, chegar a outras aprtes do corpo e causar danos cerebrais, incluindo autismo.

Os estudos mais recentes foram publicados no Journal of the American Medical Association. (segue...) Fonte: Estadão.
Há algum tempo atrás se comentava, já publicado neste Blog, que uma das possíveis causas do Parkinson seriam as obturações com amálgama de mercúrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.