'Seguro de vida' - Congelar células é moda
2006-05-13 - A preservação das células estaminais embrionárias permite tratar eventuais doenças como o cancro. Cada vez são mais as mães portuguesas a investir nesta técnica.Nos últimos dois anos mais de mil casais portugueses optaram por congelar células estaminais dos filhos para que, no futuro, estes possam ser curados de eventuais doenças graves, entre elas o cancro. A estes rostos anónimos junta-se agora um conhecido do grande público: a apresentadora e modelo Isabel Figueira, grávida de cinco meses.
Mas, para lá das fronteiras, a crioperservação de células estaminais do cordão umbilical é uma prática sanitária bastante comum.
Muitos cientistas consideram que as células estaminais embrionárias são ideais para tratar doenças, uma vez que se multiplicam consideravelmente e podem diferenciar-se em todas as células e tecidos do organismo. Quanto ao tempo de preservação, garantem os especialistas que é de cerca de 18 anos.
As células-mãe procedentes do cordão umbilical são congeladas para fazer face a eventuais doenças no futuro, uma vez que células deste tipo poderão gerar os componentes principais do sangue, da medula óssea e do sistema imunológico. Podem ser utilizadas no tratamento de doenças como a leucemia, o linfoma ou alguns tumores infantis.
A ciência tem estudado a utilização de células estaminais nas mais diversas patologias: parkinson, diabetes, alzheimer, doenças do foro cardíaco e carcinomas. No entanto, adverte Pedro Cruz, da Cytothera, uma das empresas que em Portugal oferece este serviço, “a aplicação das células estaminais ainda está numa fase de evolução, tal como aconteceu com os transplantes de órgãos há uns anos”. (segue...) Fonte: Correio da Manhã pt.
Ingenieros y médicos debaten acerca de sus sinergias
16-05-2006 - Valencia - La ingeniería y la medicina son dos áreas que presentan una relación simbiótica. Los marcapasos, las bombas de insulina, los modelos informáticos para prever la adaptación a un trasplante o los dispositivos de diagnóstico con neurotransmisores para reducir los efectos del parkinson son solo algunos ejemplos. (segue...) Fonte: El País es.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.