terça-feira, 20 de junho de 2006

Célula-tronco faz nervos crescerem de novo em ratos, diz estudo
19/06/2006 - Reuters - WASHINGTON - Células-tronco retiradas de embriões de ratos permitiram que animais paralisados voltassem a se mexer, disseram pesquisadores norte-americanos nesta segunda-feira.

O estudo é a maior evidência até agora de que as polêmicas células-tronco embrionárias podem ser usadas para tratar pacientes com lesões de coluna e outros traumas, segundo os cientistas.

"O estudo gera uma 'receita' para o uso de células-tronco a fim de reconectar o sistema nervoso", disse nota assinada por Douglas Kerr, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

"Ele traz a noção de que podemos no futuro obter isso em humanos, embora ainda tenhamos um longo caminho pela frente. Descobrimos que precisamos de uma combinação de todos os tratamentos para restaurar a função (motora)."

Kerr e seus colegas usaram uma "sopa" de compostos chamados fatores de crescimento para induzir as células-tronco dos embriões a se transformar em um tipo de célula nervosa chamada neurônio motor. (segue...) Fonte: Globo Online.

Cientista que fraudou pesquisa com clonagem é julgado
20 de junho de 2006 - Se condenado, o cientista de 52 anos poderá pegar até três anos de cadeia.

SEUL - O cientista sul-coreano Hwang Woo-suk, que caiu em desgraça depois que se descobriu que eram falsos os resultados de suas pesquisas com células-tronco e clonagem, foi a julgamento nesta terça-feira, sob as acusações de fraude e desfalque. Hhwang havia sido indiciado há um mês, acusado de aceitar US$ 2,1 milhões em doações, motivadas pelos resultados fraudulentos de sua pesquisa, e de se apoderar de US$ 831.000 de fundos para pesquisa científica. (segue...) Fonte: Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.