Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
sexta-feira, 15 de setembro de 2006
Quedas ou Tombos
Segundo o Aurélio, “substantivo feminino. 1. Ato ou efeito de cair; caída. 2. Trambolhão, tombo.”
Sobre a queda veja o que nos conta Bernard Joly, no seu novo blog, que traduzi ao correr do teclado contando com a ajuda do Babel Fish da Altavista.
“03 de septiembre de 2006
PISANDO EM FALSO
Perdi o eqüilíbrio e caí da cama... Nada mais banal. Um pequeno impulso e me porei de pé de um salto! Negativo, infelizmente. Parkinsoniano que cai pode complicar-se... Fisicamente, estou fora de forma. Os músculos encolheram, a respiração está mais curta, tenho manchas rochas e arranhões nos joelhos. Me empenhei ao máximo para conservar meu potencial físico, mas os anos também contam... Continuo estirado no piso e me debato com a cabeça trancada debaixo da cama.
Examino as soluções habituais e me dou conta que nada resolvem: Meu celular está pendurado no pescoço, mas com a bateria completamente arriada, pois ontem passei várias horas tentando aprender como funciona e esqueci de colocá-lo a carregar à noite. Da mesma forma, sempre levo comigo a caixa de medicamentos, mas agora a deixei na mesinha de cabeceira.
Minhas lentes não são apropriadas, pois estou com os óculos de sol. Debaixo da cama! São 11 horas da manhã e a primeira pessoa que vai chegar ao apartamento será minha mulher, Francisca. Chegará do trabalho lá pelas 6 hs da tarde. Nada tenho a fazer a não ser esperar. Pois, então, espero. Ouço o celular tocar, depois o telefone fixo, como sempre acontece. Foi o que se passou. Ela chegou na hora. Tudo se torna bem simples. Francisca é forte, embora só pese 50 kilos, e resolve meu problema em um minuto. Não sei o que seria de mim sem ela. A vida é bela!”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.