O que é neuroproteção?
09 Oct 2006 - Neuroproteção são os mecanismos e as estratégias usados para proteger contra o ferimento ou à degeneração neuronal nas desordens agudas no sistema nervoso central (SNC) (por exemplo ferimento do sistema/trauma nervosos) ou em conseqüência das doenças neurodegenerativas crônicas (por exemplo Parkinson, Alzheimer, Esclerose múltipla).O objetivo da Neuroproteção é limitar a disfunção/morte neuronal após ferimento do SNC e tentar manter a mais elevada integridade possível de interações celulares no cérebro tendo por resultado uma função neural imperturbada.
Há uma larga escala de produtos de neuroproteção disponíveis ou sob a investigação e alguns produtos podem potencialmente serem usados em mais de uma desordem, tanto como dos mecanismos subjacentes dos danos aos tecidos neurais (em ambas as desordens agudas e em doenças neurodegenerativas crônicas).
Os produtos com efeitos neuroprotetivos são agrupados nas seguintes categorias:
-- Caçadores/limpadores do radical livre;
-- Agentes de Anti-excitotoxicidade;
-- Inibidores de Apoptosis (morte programada do neurônio);
-- Agentes Anti-inflamatórios;
-- Fatores Neurotróficos;
-- Quelatores do íon metálico;
-- Moduladores da canaleta (sic.) do íon;
-- Terapia do Gene.
(segue..., em inglês) Fonte: Medical News Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.