sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Pais selecionam filhos com defeitos genéticos
08.12.2006 - Casais com deficiências físicas recorrem à reprodução 'in vitro' para gerar crianças com os mesmos problemas.

NOVA YORK. Os Estados Unidos têm registrado casos de eugenia às avessas. Casais com deficiências físicas procuram clínicas de reprodução assistida para gerar crianças com os mesmos problemas de saúde que eles. O médico americano Darshak M. Sanghavi, da Universidade de Massachusetts, disse em artigo no “New York Times” que as técnicas de seleção genética — desenvolvidas justamente para evitar doenças — têm sido empregadas para escolher embriões com genes defeituosos, associados, por exemplo, à surdez e ao nanismo.

Sanghavi cita um artigo que sairá em breve na revista especializada “Fertility and Sterility”, segundo o qual 3% dos casais que se submetem a procedimentos de reprodução assistida nos EUA querem gerar filhos com deficiências físicas. (
segue...) Fonte: O Globo.

Novo estudo ajuda a compreender doença de Parkinson
07-12-2006 - Uma equipa internacional de investigadores de que faz parte o neurocientista português Tiago Fleming Outeiro descobriu que a produção localizada de uma proteína leva a uma diminuição dos neurónios mais afectados na doença de Parkinson.

O estudo, que será publicado no próximo número da revista norte-america na Journal of Neurochemistry e está já disponível na edição online, representa uma nova contribuição para o desenvolvimento de novas estratégias para combater esta doença neurodegenerativa. (segue...) Fonte: Diário Digital / Lusa.


Nova técnica contra o mal de Parkinson é aplicada em Rio Preto
Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2006 - Médicos de Rio Preto realizaram hoje uma cirurgia inédita em um hospital da cidade. Um paciente foi operado pela segunda vez contra o mal de Parkinson. A técnica utilizada é inovadora.

O advogado Péricles dos Santos, 60 anos operou o lado esquerdo do cérebro há cerca de oito meses e hoje voltou à sala de cirurgia para operar o outro lado. Ele é o primeiro paciente de Rio Preto a operar os dois lados do cérebro através desta técnica.

A operação dura cerca de duas horas e o paciente fica acordado. Para localizar o ponto no cérebro onde é necessária a intervenção utiliza-se um aparelho chamado estereotaxia. Após a localização, um emissor de radiofreqüência emite calor, acabando, assim, com os tremores. (segue...) Fonte: Rio Preto News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.