quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Promessa de aproximação do Parkinson com células tronco nos primeiros passos
05 Dec 2006 - Células tronco derivadas de células embrionárias humanas melhoraram dramaticamente as condições de ratos com Parkinson, mas o tratamento causou problemas significantes - o aparecimento de tumores cerebrais - que os cientistas estão agora trabalhando para resolver. O estudo é apresentado na capa do número de Novembro da "Nature Medicine". (segue..., em inglês) Fonte: Medical News Today.

Descobertos genes ligados à dependência por nicotina
06 de dezembro de 2006 - Dentre as pessoas com o gene CYP2A6 muito ativo, 70% eram fumantes habituais, que acendem um cigarro logo após acordar, diz estudo japonês. (...)

Também foi descoberto um gene relacionado a um tipo de proteína que influencia as secreções de dopamina, substância produzida pelo cérebro que causa sensação de bem-estar, e é um fator-chave na dependência da nicotina. Fonte: Estadão.

Parlamento australiano aprova clonagem terapêutica
06 de dezembro de 2006 - A senadora que propôs o fim da proibição, uma ex-ministra da Saúde, disse que a medida ajudará a deter o êxodo de cientistas; governo era contra a mudança.

CAMBERRA - Legisladores australianos rejeitaram orientações de seus líderes e aboliram a proibição da clonagem de embriões humanos para fins de pesquisa com células-tronco, numa rara rebelião dentro do Parlamento. (segue...) Fonte: Estadão. Aqui, em inglês (BBC News).

Cientistas querem utilizar células-tronco em pacientes com apoplexia
06/12/2006 - Londres - Cientistas do Reino Unido querem transplantar células-tronco obtidas de tecido fetal humano no cérebro de pacientes que tenham sofrido apoplexia, revelou hoje a cadeia britânica BBC. (...)

Se a FDA autorizar os testes em pacientes, eles já começarão no próximo ano. Segundo a cadeia britânica, um dos pontos em questão seria a modificação genética das células fetais cerebrais por determinado gene (o c-myc) associado à divisão celular. Quando ocorrem anormalidades nas células, o gene pode participar da duplicação incontrolável e desenvolver câncer. (segue...) Fonte: Folha Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.