sexta-feira, 30 de março de 2007

Associação protesta contra falta de medicamentos
30/03/2007 - A Associação dos Portadores de Mal de Parkinson faz uma mobilização a partir das 10h30 em frente ao prédio da Secretaria estadual de Saúde, na Praça Oswaldo Cruz. O grupo vai entregar ao secretário Jorge Gomes um abaixo-assinado reivindicando a regularização da distribuição dos remédios para os portadores de doenças neurológicas.

Desde julho do ano passado, os medicamentos estão em falta há dois meses. Estão fora das prateleiras Sifrol, Prolopa e Mantidam, que são as drogas mais recomendadas pelos médicos e as mais caras. Fonte: Pernambuco.com.

Doença de Parkinson pode atingir 30 milhões no Brasil
29-03-2007 - No próximo dia 4 de abril o Ministério da Saúde lembra o dia nacional do portador da doença de Parkinson, mal que atinge um em cada cem pessoas com mais de 50 anos. Segundo dados do IBGE, nos próximos 15 anos o número de idosos com a doença no Brasil poderá ultrapassar a marca de 30 milhões – 13% da população ao final deste período. Mas, a data também pode ser lembrada por fatores positivos. Cada vez mais, surgem técnicas para tratar ou amenizar o problema.

Devido ao crescimento da doença, especialistas buscam maneiras para amenizar seus sintomas. Uma das técnicas existentes é a estimulação contínua cerebral, que é a implantação de um marcapasso cerebral que combate os principais sintomas da doença. A técnica é pioneira no Paraná e foi trazida para Curitiba pelo neurocirurgião do Instituto de Neurologia do Hospital Ecoville Dr. Murilo Meneses. “Nesta técnica, colocamos um eletrodo no ponto exato do cérebro que precisa ser estimulado, sendo conectado ao marcapasso que é colocado próximo à clavícula, sem prejuízo aos movimentos normais”, explica o médico. (segue...) Fonte: Paraná Shop.

EUA recolhem remédio usado contra o mal de Parkinson
29 de março de 2007 - Remédio pode causar graves danos ao coração dos pacientes que o consomem. WASHINGTON - Os fabricantes de pergolida (em .pdf) (no Brasil, Celance), um fármaco usado para o tratamento do mal de Parkinson, retirarão o produto do mercado porque pode causar graves danos ao coração, informaram nesta quinta-feira, 29, autoridades de saúde.

A Administração de Alimentos e Fármacos dos Estados Unidos (FDA) disse que os fabricantes retirarão do mercado o remédio com a marca comercial "Permax" (em .pdf) e duas versões genéricas do mesmo.

A pergolida também é administrada com outro remédio chamado levodopa ou levodopa/carbidopa (Sinemet), para obter uma ação mais eficaz contra os sintomas da doença, como tremores e dificuldades de movimento. (segue...) Fonte: Estadão. Veja também no Globo, e, em inglês, na Reuters Health.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.