sábado, 26 de maio de 2007

5 formas de proteger seu cérebro
Agosto 2, 2006 - Manter a saúde mental é mais fácil do que muita gente imagina. As pesquisas dos últimos 10 anos apontam ser possível, sim, estimular a formação de novos neurônios (o que até 1998 a ciência considerava impossível!) e, conseqüentemente, afastar os riscos de doenças como Parkinson e mal de Alzheimer. Saiba como. (...)

Segundo o neurologista Cícero Galli Coimbra, professor e pesquisador do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), depois desses achados, cientistas de todo o mundo passaram a se empenhar na identificação dos fatores que, ao longo dos anos, podem estimular ou impedir tanto a multiplicação e o nascimento das células nervosas do cérebro quanto a apoptose. “Agora, este será o melhor caminho para descobrir tratamentos mais eficazes e até a prevenção de doenças relacionadas às falhas e perdas de neurônios, como os males de Parkinson e Alzheimer”, acredita.

Para provar isso, o médico fez um levantamento de todos os estudos relacionados ao assunto e publicado em revistas científicas especializadas desde 98 e revelou para Viva Saúde pelo menos cinco atitudes que, comprovadamente, contribuem para equilibrar a perda e o nascimento de células nervosas e, conseqüentemente, preservar o nosso cérebro intacto por mais tempo.

Segundo o especialista, quem estiver falhando em algum dos fatores relacionados à neurogênese a seguir tem muito mais chance de desenvolver doenças neurodegenerativas no futuro, mesmo que não apresente nenhuma predisposição genética. Confira:

1 FUJA DO ESTRESSE CRÔNICO (...)
2 INCLUA GEMA DE OVO NO CARDÁPIO (...)
3 TOME SOL NA MEDIDA CERTA (...)
4 FIQUE ATENTO AOS ÍNDICES DE TAURINA (...)
5 EVITE O CONSUMO DE ÁLCOOL (segue...) Fonte: Esclerose Múltipla.

Novo método para cruzar a barreira Sangue-Cérebro patenteado
May 26, 2007 - Science Daily — A barreira sangue-cérebro é um grupo de células que alinham os vasos sanguíneos e cerebrais, protegendo as estruturas vitais do cérebro contra substâncias estranhas. A barreira apresenta dificuldades enormes para os investigadores que querem aplicar drogas terapêuticas ao cérebro para tratar tumores, infecções e doenças degenerativas do cérebro tais como Alzheimer e Parkinson.

O novo método faz uso de um processo chamado transcytosis, que utiliza uma célula que se usa normalmente para transportar moléculas necessárias, tais como o colesterol, ao cérebro. Em testes realizados, os cientistas da BRNI foram capazes de usar o novo método para aplicar uma variedade de substâncias de teste nos cérebros de ratos sem nenhum efeito negativo. (...)

O novo método patenteado pela BRNI é baseado basicamente na baixa densidade das lipoproteínas (LDLs), uma classe de moléculas que naturalmente ocorrem no sangue. (segue..., em inglês)

Nenhum comentário: