
O APELO CHARMOSO DOS EXAMES POR IMAGENS SOB SUSPEITA
O setor de divulgação de Informações do FDA, a agência americana de controle de alimentos e drogas, comunica aos profissionais de saúde que pediu a inclusão de um aviso destacado sobre o risco de fibrose sistêmica nefrogênica (FSN) em toda informação prescrevendo os agentes do contraste com base em gadolinio (gadolinium-based contrast agents -GBCAs).
O alerta do FDA diz que os profissionais de saúde devem evitar o uso de GBCA em pacientes com insuficiência renal aguda devido à síndrome hepato-renal ou no período de transplante de fígado, a menos que a ressonância magnética seja essencial para o diagnóstico e impossível sem o uso do produto.
Leia as informações completas sobre o assunto no comunicado do FDA clicando aqui.
O alerta quanto ao uso do contraste gadolínio já vinha sendo feito pela INFARMED, a agência portuguesa de controle de medicamentos e produtos de saúde, desde janeiro último.
A ANVISA, a agência brasileira de controle, em setembro de 2004, alertada para a ocorrência de reações adversas graves, suspendeu a venda de um medicamento utilizado como contraste radiológico para realização de exames de tomografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.