domingo, 13 de maio de 2007

Pesquisadores descobrem ligação entre Parkinson e Narcolepsia
13 May 2007 - A doença de Parkinson é bem conhecida pela progressão nas desordens motoras: rigidez, lentidão, tremores, dificuldades de andar e falar. Menos sabido é que o Parkinson compartilha outros sintomas com a narcolepsia, uma desordem do sono caracterizada por repentinos e incontroláveis episódios de sono profundo, de severa fadiga e desordens gerais do sono.

Agora uma equipe da UCLA e de outros pesquisadores pensam ter descoberto o porquê das duas desordens compartilharem algo comum: Os pacientes da doença de Parkinson têm os severos danos no mesmo e pequeno grupo de neurônios cuja perda causa a narcolepsia. As descobertas sugerem tratamento clínico diferente para as pessoas que sofrem com Parkinson que podem melhorar seus sintomas do sono.

No seu relato na edição de junho da revista Brain and currently online, Jerry Siegel, professor de psiquiatria e ciências do comportamento no Semel Institute for Neuroscience and Human Behavior at UCLA, o assistente neurobiologista residente Thomas C. Thannickal e o associado fisiologista Yuan-Yang Lai descobriram que os pacientes da doença de Parkinson têm uma perda de até 60 por cento das células nervosas do cérebro que contêm o peptídeo hypocretin. Em 2000, este mesmo grupo de investigadores da UCLA identificou primeiramente a causa de narcolepsia como uma perda de hypocretin, acreditando ser importante para regular o ciclo do sono. Esta última pesquisa aponta uma causa comum para as desordens do sono associada a estas duas doenças e sugere que o tratamento de pacientes da doença de Parkinson com hypocretin ou de análogos da hypocretin possa inverter estes sintomas. (segue..., em inglês) Fonte: Medical News Today. Foto: Movement Disorder. Faça-se acompanhar por música latina calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.