quarta-feira, 27 de junho de 2007


Cientistas criam micro-robô capaz de circular pela corrente sangüínea

26/06/2007 - JERUSALÉM - Cenas antes restritas à ficção do romance 'Viagem fantástica' podem se tornar realidade. Cientistas israelenses criaram um micro-robô, com um milímetro de diâmetro, capaz de circular pela corrente sangüínea. O mecanismo foi desenvolvido pelos pesquisadores Oded Salomon, do Instituto Technion, de Haifa, e Nir Schwalb, da Faculdade da Judéia e Samária, em Ariel.

Embora o uso do micro-robô ainda não esteja totalmente claro, acredita-se que ele poderá auxiliar, por exemplo, na detecção precoce de tumores de próstata e de metástases em diversas partes do corpo humano.

O micro-robô materializa o sonho do escritor Isaac Asimov, que, no clássico romance 'Viagem Fantástica' - visto também no cinema -, narra a odisséia de um grupo de cientistas que é miniaturizado e enviado, a bordo de um submarino, ao cérebro de um paciente em coma, percorrendo para isso sua corrente sanguínea.

- Pela primeira vez uma miniatura de robô foi planejada e construída com a habilidade única de circular nas veias e artérias humanas - disse Nir Shvalb em entrevista ao jornal 'Haaretz'. Fonte: JB.


Embriões animal-humanos necessitam direitos humanos, dizem bispos
Wed Jun 27, 2007 - LONDON (Reuters) - Os embriões híbridos animal-humanos criados para a pesquisa médica devem ser vistos como seres humanos e deve ser permitido desenvolverem-se crianças, bispos católicos romanos incitaram o parlamento britânico.

Os cientistas querem usar os embriões híbridos -- conhecidos como “quimeras” após as míticas criaturas metade-homem, metade-animal -- para compreender melhor e encontrar curas para doenças tais como Parkinson, Alzheimer e a fibrose cística. (segue..., em inglês). No Estadão, em português.

Cientistas descobrem células-tronco semelhantes às humanas
27 de junho de 2007 - Extraídas de embriões de ratos após a implantação no útero, as novas céulas poderão ajudar a desvendar o funcionamento das células-tronco humanas

LONDRES - Cientistas das universidades britânicas de Cambridge e Oxford descobriram um novo tipo de células-tronco embrionária em ratos que é muito semelhante às humanas, o que poderia mudar consideravelmente a atual concepção sobre estas unidades microscópicas.

Graças a esta descoberta, divulgada no site da revista científica britânica Nature, será possível - segundo os responsáveis - avançar na pesquisa médica, já que permitirá a adoção de um modelo para experiências que acelerarão as pesquisas com células-tronco humanas, segundo nota da Nature. (segue...) Fonte: Estadão. No G1.

Papa Bento 16 fala em prol de pesquisas com células-tronco adultas
27/06/2007 - Cidade do Vaticano - O papa Bento 16 se disse nesta quarta-feira disposto a ser o promotor de pesquisas com células-tronco adultas --o que teria a grande vantagem, aos olhos do Vaticano, de não envolver embriões humanos.

Ao fim de sua audiência geral semanal, o papa saudou calorosamente os participantes em um congresso internacional de terapia celular cardíaca a partir de células-tronco adultas organizado pela Universidade La Sapienza, de Roma.

Ele declarou que "a posição da Igreja, apoiada pela razão e pela ciência, é clara: a pesquisa científica deve ser encorajada e promovida, desde que não seja feita em detrimento de outros seres humanos, cuja dignidade é intangível a partir dos primeiros estágios da existência". (segue...) Fonte: Folha On Line.

Papa critica pesquisas com células-tronco

27/06/2007 - Bento XVI não se diz contra, mas alega que estudo não pode ferir dignidade humana. Pontífice pronunciou sua opinião em audiência pública com 15 mil pessoas.

O Papa disse nesta quarta-feira (27) que a Igreja não se opõe à pesquisa científica com células-tronco, mas lembrou que sua posição "é clara: sim à pesquisa sempre que não for feita em detrimento de outros seres humanos, cuja dignidade é intocável em todos os estados de sua existência". (segue...) Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.