quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Estimulação elétrica no cérebro "acorda" homem em estado mínimo de consciência
01/08/207 - Um paciente de 38 anos, sofrendo de um grave traumatismo craniano e que permanecia há seis anos em um "estado de consciência mínima", se tornou capaz novamente de falar e comer graças a uma experiência de estimulação elétrica do cérebro, de acordo com um estudo publicado na revista britânica Nature, nesta quarta-feira. (...)

Já sendo usado em casos de Mal de Parkinson, a estimulação cerebral profunda consiste em colocar eletrodos em uma zona precisa do cérebro, conectando-os a baterias inseridas no peito do paciente, semelhante a um estimulador cardíaco. (segue...) Fonte: Último Segundo. Aqui => no G1.

Como o cérebro enxerga

August 1, 2007 - Os Neuroscientistas acreditam há muito tempo que a visão é processada dentro do cérebro ao longo dos circuitos compostos pelos neurônios, similar à maneira que os sinais telefônicos são transferidos através de fios separados de uma estação à outra. Mas cientistas da Georgetown University Medical Center descobriram que a informação visual é também processada de uma maneira diferente, como ondas que propagam para a frente e para trás entre áreas do cérebro. Suas descobertas serão publicados em edição de Neuron. (...)

Encontrar ondas durante o processamento visual é uma etapa importante para a compreensão de como o cérebro processa a informação sensorial, explica Wu. Esta compreensão tem o potencial de ajudar cientistas a compreender as ondas anormais que são geradas nos cérebros dos pacientes com doença de Parkinson e epilepsia, e como a mente falha quando o cérebro de um paciente da doença de Alzheimer não pode corretamente organizar a atividade neuronal, disse. (segue..., em inglês) Fonte: Scientistlive.

Cerebelo artificial vai permitir aprendizado e interação dos robôs humanóides
01/08/2007 - Cerebelo artificial vai permitir que robôs humanóides aprendam. Cientistas europeus estão tentando levar a inteligência artificial a um novo nível: eles estão construindo um cerebelo artificial. O cerebelo é a região do sistema nervoso que coordena todo o nosso aparelho motor e contém os receptores dos nossos sentidos.

Cérebro de andróides
Um cerebelo artificial deverá não apenas permitir que os andróides - ou robôs humanóides - desempenhem sozinhos tarefas similares às que são feitas instintivamente pelos humanos, como também ajudará na pesquisa para o tratamento dos aspectos cognitivos de doenças como os males de Alzheimer e Parkinson. (segue...) Fonte: Inovação Tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.